Todos abastecidos. Os carros e motos usados em segurança já estão circulando normalmente. 5 mil litros de combustíveis estão à disposição imediata. E a partir da semana que vem, Parintins passa a ser o primeiro município a ter controle total do combustível usado nas operações de segurança.

O município possui 47 veículos da segurança, entre motos, carros e embarcações. Nos últimos 10 dias estavam sendo equacionados os problemas burocráticos que geraram o desabastecimento temporário das viaturas, não impedindo o trânsito de policiais não motorizados.

Para se entender melhor o que houve, a partir de agora todos os carros serão abastecidos mediante a apresentação de um cartão de abastecimento. Com o cartão, somente os 47 motoristas cadastrados estão autorizados a abastecer. Desta forma vai ser possível checar se o policial está com carteira vencida ou outro problema que o impeça de assumir essa responsabilidade. Outro controle imediato é o da quilometragem percorrida, sendo possível identificar se o carro  foi usado na missão programada.  O cartão vai possibilitar a identificação de consumo excessivo, acima da média da marca e o modelo abastecido. O relatório de dados permite uma melhor programação de manutenção e vida útil do veículo.

A população ganha qualidade e segurança no serviço de policiamento. O Governo deixa de transitar com balsas de combustível e possíveis desvios no transporte. O valor do combustível vai ser o mesmo que é pago por qualquer cidadão quando vai abastecer, valor definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).  O Governo do Estado consegue uma economia média de 40% na logística de abastecimento.

O Amazonas é um dos Estados brasileiros com o maior desafio de logística de abastecimento de combustíveis.  O professor Nilson Barreiros, doutor em Engenharia de Produção e especialista em logística na Amazônia, declara ” O Governo entra em um novo patamar de uso dos recursos públicos e trabalhando melhor a conhecidas dificuldades de transporte em nossa região. É uma inovação que gera avanços. Temos que usar mais tecnologia em outras áreas também”.

A partir de segunda feira, 14, todos os demais comando de policiamento dos municípios começam a receber os cartões que vão ser utilizados nos controles de abastecimento. Os números de toda essa conta já estão disponíveis nos canais de Transparência do Governo do Amazonas.