Home_Novo-Portal-do-Servidor_Com-BannerO Governo do Estado do Amazonas acaba de iniciar o projeto de virtualização de todos os processos do Estado. A intenção é eliminar a tramitação de papel, a burocracia, diminuir gastos e contribuir para a transparência e eficiência dos serviços prestados pelo administração pública estadual.

A primeira etapa deste projeto já foi concluída pela Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM). Trata-se do novo sistema de acesso aos serviços do Portal do Servidor, disponível em www.portaldoservidor.am.gov.br . A solução foi concebida com as modernas tecnologias de usabilidade, que priorizam uma experiência fácil e agradável por parte dos usuários.

O grande destaque desta ferramenta é, que a partir de sua implementação, todos os servidores ativos do Estado poderão emitir o contracheque, relatório do seu histórico funcional e a Cédula C.

Para ter acesso a esses serviços, os servidores deverão se cadastrar no novo sistema. O processo é rápido e simples: basta informar CPF, data de nascimento, número do seu PASEP e e-mail; após inserir essas informações, o sistema irá gerar uma senha e enviá-la para o email cadastrado. No e-mail recebido, os servidores devem clicar no link para ativação do cadastro, e – se desejarem – podem proceder a alteração da senha enviada por uma de sua escolha. Todas essas ações são necessárias para garantir a segurança dos usuários e a integridade das informações disponíveis no Portal.

De posse da sua senha, o servidor deve logar no Portal do Servidor e inserir na área de acesso o seu CPF e a senha para ter acesso aos serviços disponíveis.

Uma vez dentro do sistema, o usuário deve clicar na opção Contracheque, selecionar mês e ano e clicar em Pesquisar. Em seguida, o usuário deve clicar na opção Visualizar. Automaticamente, o sistema exibe o contracheque selecionado no formato pdf.

Além da opção de visualizar os contracheques, todos os outros serviços já existentes no Portal do Servidor foram mantidos. São eles:

a) Acesso a sistemas e sites:

  • RHNET.AM – Portal de Legislação de Pessoal;
  • Diário Oficial Eletrônico – onde poderá consultar publicações de sua vida funcional;
  • Sistema Desenvolvimento dos Servidores – onde poderá se inscrever em treinamentos disponibilizados pela SEAS
  • Expresso – Correio Eletrônico institucional;
  • Calendário de Pagamento

b) Consultas/Serviços ao Servidor – área de acesso restrito que permitirá consultas a:

  • Dados pessoais do servidor no Sistema de Folha de Pagamento;
  • Visualização dos Contracheques (últimos 10 anos);
  • Visualização do Comprovante de Rendimentos (Cédula-C);
  • Margem consignável do servidor;
  • Histórico Funcional;
  • Processos relativos a Diárias do Servidor exibindo todas as informações e os respectivos andamentos;
  • Atualização do Relatório de Viagem, pelo próprio servidor, no Sistema de Diárias e Passagens;
  • Verificação de autenticidade do contracheque e Cédula-C.

Aplicativo e-Contracheque

Para proporcionar ainda mais comodidade ao servidores estaduais, a PRODAM desenvolveu ainda o aplicativo “e-Contracheques” onde os servidores também poderão consultar seus contracheques. Nesta primeira versão o aplicativo está disponível para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android e pode ser obtido na loja de aplicativos Google Play.

Em breve uma nova versão será lançada contemplando dispositivos que utilizam o sistema iOS.